domingo, 19 de setembro de 2010

Dicas de como estudar japonês pela internet

E ae gente, este texto abaixo fiz faz um tempinho com ajuda do pessoal do canal de mirc #nippaku ( nippaku@irc.irchighway.net ). Ele dá umas dicas para quem quer começar a estudar japonês sem gastar dinheiro com cursos. Como o texto é antigo pode ter alguns links quebrados ou erros, qualquer coisa ou sugestão deixem nos comentários.
PS: Abraço para o pessoal do #nippaku =)


Dicas de como estudar japonês pela internet

Materiais necessários
Þ Caderno, lápis e borracha para anotações.

Þ Um computador com suporte a língua japonesa
Independente do seu sistema operacional (Windows, Linux e outros), é de total importância que você possua suporte para visualizar e inserir caracteres japoneses em documentos e na internet. É simplesmente um absurdo querer aprender caracteres, gramática e outras coisas sobre a língua antes de ter este suporte instalado.
Portanto, entre em um site japonês (exemplo http://www.yomiuri.jp/) e verifique se é capaz de visualizar perfeitamente os caracteres. Adicione o idioma japonês na sua barra de idiomas e aprenda o básico sobre seu uso.
Não sabe como fazer isso? Ok, sua caçada começa agora! Que tal digitar no Google algo como “escrevendo em japonês no Windows XP” (ou Linux, que seja) e navegar pelos resultados? É assim que o jogo começa, você deverá ir atrás de suas dúvidas por si mesmo, pois você não tem um professor para auxiliá-lo e as chances de você encontrar alguém disposto a explicar tudo detalhadamente são próximas de zero!
Þ Um dicionário eletrônico instalado no computador
Há muitos softwares gratuitos com um vasto dicionário a disposição. Ter um deles fundamental, pois você deverá ser capaz de procurar sozinho pelas palavras que deseja saber o significado.
Recomendamos o JWPce, Wakan ou Toggle Rikai-chan (complemento para Firefox).
Um pequeno detalhe, todos esses dicionários são japonêsóinglês e inglêsójaponês. Não existe dicionário eletrônico bom em português!! Portanto, aventure-se no em inglês. Não é bom de inglês? Pois bem, agora é uma perfeita hora para passar a ser. Muitas palavras são cognatas, ou seja, muito parecidas com sua correspondente no português, isso já é uma bela de uma ajuda, o que não for você deve se virar com um tradutor ou dicionário inglêsóportuguês.
Entenda que não adianta você querer aprender japonês, ainda mais sozinho, se você tiver medo do inglês, que é fácil e cedo ou tarde você deverá aprender caso queira crescer profissionalmente.
Instale o dicionário, não precisa aprender a manuseá-la agora, mas já o tenha em mãos.
1- O começo
O começo para aprender qualquer idioma é estar interessado nele, não importa a razão, não precisa procurar justificativas para querer aprendê-lo, o importante é simplesmente querer. Você precisa de motivação, uma motivação fora do comum, sem ela, será impossível.
Um idioma também não se aprende de um dia para o outro, ainda mais um bem distante do português, como o japonês. Não será de um dia para o outro, de um mês para o outro e nem de um ano para o outro. O estudo do idioma deverá fazer parte de sua vida, acompanhá-la para frente e receber muita, mas muita atenção..
1-1 As escritas
Você já deve ter lido que a língua japonesa possui vários alfabetos, não? Caso ainda não saiba, o japonês possui três sistemas de escrita, sendo eles: hiragana, katakana e kanji. Pesquise no Google algo como “a escrita japonesa” e aprenda quando e onde cada uma é usada, leia os sites que fala sobre e tenha na ponta da língua para que serve cada um.
Agora vem a parte que deveria ser óbvia: Você deve aprender o hiragana e o katakana. Sim, você deve memorizar estes dois sistemas de escrita e não tem outra saída, é decorar ou decorar, aprender ou aprender.
Existem diversas formas para isso, como por exemplo os livros Remembering the Kana, de James Heisig, disponível em PDF no disco virtual do Nippaku (http://nippaku.4shared.com). As maiorias dos materiais básicos trazem exercícios de memorização destes sistemas, use tudo o que encontrar até decorar traço por traço.
Site que mostra a ordem de traço de cada letra: http://www.human.gr.jp/hitsujun/index.htm
Site para praticar:
Site com lições para memorizar os alfabetos:
http://op.xisde.net/
Um detalhe importante: Não tente, sob hipótese alguma, aprender japonês utilizando ROMAJI (os caracteres que usamos no português). Não existe japonês em romaji, romaji não é japonês, você nunca, preste atenção, NUNCA irá encontrar um texto no Japão escrito em romaji, nunca um japonês irá escrever um e-mail em romaji, nunca irá encontrar um manga de naruto em romaji. A única coisa em romaji que você encontra é letra de música, mas você deverá sair dessa vida, será capaz de ler em kana, que é japonês de verdade.
Sendo assim, a hora é agora, memorize profundamente todo o hiragana e katakana, eles são o mínimo necessário para começar a aprender japonês. Lembre-se, se você não tivesse decorado o alfabeto quando criança não estaria lendo este texto em português hoje, certo? Japonês é igual, se você não decorar estes dois sistemas de escrita você nunca conseguirá ler nada em japonês. Entendido?
Não pense em kanji agora.
1-2 O básico
Com os dois sistemas de escrita na ponta da língua, está na hora de começar a aprender a estrutura gramatical do idioma. Agora sim você poderá aprender vocabulário, termos, cumprimentos e tudo mais.
Muitos sites dão essa noção, muitos sites explicam o básico, tanto em português quanto em inglês, muitos sites podem te ajudar nesta etapa. Alguns trarão em romaji, mas são eles que estão errados e você é quem estará ganhando se preferir estudar utilizando já o kana, então, se as lições estiverem só em romaji, fuja, procure outro!
Um ótimo site para começar a aprender a gramática é o http://guidetojapanese.com/. Sua versão em português ainda não está completa, você pode ir acessando o português e passar para o inglês quando acabarem as lições gratuitas.
Um dos sites indicados na etapa da escrita também possui lições de japonês básico, aproveite-o também http://op.xisde.net/.
Mais sites poderão ser encontrados da maneira já citada: www.google.com.
1-2 Kanji
Os kanjis devem ser aprendidos como conseqüência, eles aparecerão nas frases de exemplo das lições gramaticais e caso o site não apresente sua leitura, você deverá procurar nos dicionários eletrônicos citados no começo deste artigo. Ta aí a importância de saber o kana, a leitura dos kanjis será sempre apresentada em kana, e não em romaji. Você precisa saber kana para saber como se lê palavras em kanji. Ok?
Uma dica, você não precisa focar tanto em estudar kanji isoladamente, você pode simplesmente memorizar as palavras, memorizar que aquela combinação de kanji forma tal palavra que é lida de tal forma. Cedo ou tarde você encontrará outras palavras que usarão estes mesmos kanjis, e assim o cerco será fechado e em um piscar de olhos você saberá muitos kanjis.
2- Saindo do básico
Depois de aprender a estrutura básica de uma frase em japonês, o funcionamento das partículas e a conjugação dos verbos, está na hora de começar a ler conteúdo em japonês. Não será tão fácil encontrar textos básicos na internet, mas também não é impossível.
Procure informações sobre o Exame de Proficiência em Língua Japonesa. As provas antigas estão disponíveis na internet e seu nível mais básico, o nível quatro, possui textos fáceis e com exercícios de interpretação.
Outra recomendação é o site http://japanesepod101.com, que trás lições em PDF + áudio. Quase todas as lições são diálogos, em diversos níveis, você poderá escutar e ler, e com isso aprender novas palavras e se acostumar com um diálogo em japonês. O site é gratuito por apenas 7 dias, mas você pode utilizar do jeitinho brasileiro para criar outra conta com outro e-mail quando o cadastro expirar.
Você pode criar e-mails para cadastro neste sistema: http://10minutemail.com.
Não pare de estudar os kanjis, sempre estude mais e mais, vá se aprofundando, quanto mais kanjis você aprender, mais palavras aprenderá. Procure se acostumar com textos em kanji e abandone as lições que são puro hiragana e katakana.
Cada vez você saberá mais e mais, vá evoluindo o nível dos textos e lições de acordo com o que aprende, siga seu ritmo, se acha que está muito puxado, não há nada de errado em ir um pouco mais devagar. Ao surgirem dúvidas, pesquise, procure e ache, utilize os dicionários e o Google.
3- Não pare de aprender
Estude sempre, pelo menos 30 minutos por dia, mesmo que apenas um texto pequeno ou algumas frases. Não pode parar, o importante é manter o ritmo, é melhor estudar 10 minutos por dia do que 70 minutos de uma vez em apenas um dia na semana.
Tenha em mente que se você parar vai, vai esquecer o que aprendeu, e depois quando decidir voltar a estudar terá que revisar tudo antes de aprender coisas novas.
O aprendizado de uma língua, ainda mais de uma tão diferente como o japonês, é eterno, nunca ache que você já sabe o suficiente, nunca ache que sabe muito, pois por mais que você saiba, ainda existe uma infinidade de coisas que você não sabe. Vise o infinito, pense alto e se esforce muito!

2 comentários:

  1. "ainda existe uma infinidade de coisas que você não sabe. " :(

    "Vise o infinito, pense alto e se esforce muito!"

    OK!! >:O

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, fico mais motivado sabendo que não estou sozinho nessa empreitada pela fluência! Parabéns pelas informações passadas, são posts muitos bons para quem quer ser autodidata.

    ResponderExcluir