segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Para aprender 1000 palavras em um dia

Comecei assim: fui até o esse site que tem a lista do vocabulário do nihongo nouryoku shiken 2kyuu (日本語能力試験, JPTL) e as entradas do antigo yahoo jisho em japonês explicando numa tabela. Transformei a tabela num deck do anki e comecei a revisar.

Nos primeiros 3 meses e meio fui aprendendo algumas palavras por dia, alguma coisa entre 10 e 40, de acordo com o meu tempo livre. Mas ontem eu fiquei de saco cheio. Não gosto muito de coisas que levam meses para acabar, então decidir fazer um novo desafio: 1400 palavras do vocabulário do 2kyuu no tempo mínimo possível.


1. Sobre o meu conhecimento das palavras:

De maneira nenhuma o vocabulário do 2kyuu é todo novo para mim. Muita coisa que tem lá eu já tinha aprendido fora, coisa de uns 50%. Além do mais, além de ter um montão de palavras derivadas do inglês que para mim são fáceis também, por eu ter feito o RTK e o método das jornadas para lembrar das leituras ON,  as palavras compostas de origem chinesa (jyukugo, 熟語) também são fáceis para mim. Por isso, as mais desafiadoras acabam sendo as palavras de origem japonesa (wago, 和語), mas mesmo assim já me sinto confortável com varias leituras KUN.

2. O método:

Como sempre, usei o Anki.

Minha regra primária é: eu tenho que acertar a leitura e o significado pelo menos uma vez. As cartas falhas no anki foram marcadas para se repetirem em 10 minutos. Para definir se foi difícil, muito fácil ou difícil eu uso a regra dos 5 segundos(Pergunta 4, FAQ Anki).

O modelo da carta:

Pergunta: [Palavra]

Resposta: [Definição em japonês, frase exemplo do dicionário], [Minhas notas*], [Frases exemplo geradas pelo plugin do anki]

Minhas notas: Geralmente têm chaves mnemônicas e se eu achar que precisa ou facilita, definição da palavra em português ou inglês e imagens.

3. O resultado:
Estatisticas do deck 

 
Graficos das repetições feitas em 7 dias, 3 e 6 meses.

 
Estrago feito nas minhas repetições agendadas

Ultima carta antes de acabar

Como a carta ficou depois de revisada.


 
 Para onde foi o meu domingo. 5,75 horas de anki, 2058 repetições, 10,05 segundos por repetição

4. Conclusão:

Imagino que eu tenha aprendido umas 700 palavras e revisado mais 700 em umas 9hs de estudo. Eu acredito que eu vou reter muita coisa, principalmente porque eu não pretendo abandonar esse deck tão cedo. Infelizmente, talvez eu não possa fazer a prova do 2kyuu esse ano porque vou fazer a prova da PUC no mesmo dia, mas se eu for fazer acho que já estou muito bem preparado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário