quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Como aprender palavras RÁPIDO: mnemônica

Antes de ontem, me perguntaram como aprender vocabulário. É de se esperar que façam essa pergunta, japones tem muito mais vocabulario comum que português, espanhol ou inglês.

Para responder a essa questão nós primeiro precisamos saber o que é adquirir vocabulário. A definição que eu vou usar é: associar um som a um objeto ou situação.

O processo natural dessa aquisição acontece por meio da repetição. A criança ouve a mesma palavra varias vezes e associa. Você tambem pode usar essa via, basta ouvir japonês.

Agora, existe um método que torna os adultos muito mais eficientes que as crianças na aquisição de vocabulário: o aproveitamento de associações já feitas. Justamente por causa desse aproveitamento que aprender, por exemplo, a palavra sutereo (ステレオ, estéreo) é muito mais fácil do que aprender a palavra ONGAKU (音楽, musica) .


Existe uma técnica para usar se beneficiar dessas conexões já prontas no aprendizado: a mnemônica. Tenho certeza que você já deve ter se familiarizado com essa técnica na escola, é a mesma que se usa para decorar os elementos da tabela periódica, lembre-se de “os sete porquinhos”O S Se Te Po (oxigênio, enxofre, selênio, telúrio, polônio), ou da fórmula do movimento retilíneo uniforme, lembre-se de S = S0 + v.t (Sorvete).

Agora, como você pode aplicar essa técnica ao japonês?

Fácil! Basta você prestar atenção nas conexões que você já fez e usá-las. Vou dar alguns exemplos:

  1. Habuku: ~omitir, economizar. Não se esqueça de que“HA” se se como o RA de rabo em português. Em Dragon Ball eles omitem (cortam) o rabo do goku = rabu(go)ku
  2. Sousaku: ~produção literária, produção criativa. “Sou um saco!” Grita a criança vestida de fantasma no halloween.

E você pode usar as palavras que você já sabe de qualquer língua ou qualquer outra conexão você achar conveniente.

  1. Goin: adjetivo, forçar. Go in! Do inglês “entra”.
  2. Imashimeru: palavra arcaica para proibir. Ima (agora em japonês) + Shimeru (fechar em japonês)

Depois de um tempo, você acaba associando os kanjis as leituras e com isso adquire muita facilidade para interpretar as palavras compostas de kanji. Suiheisen (水平線, horizonte), para um estudante intermediário, é uma palavra muito fácil de adquirir porque SUI é água, HEI é nivelado e SEN é linha.
Outra técnica possível é se aproveitar dessas associações que já foram feitas para aprender o som de outros kanjis ou mesmo outras palavras.

  1. Suisoku suru (推測, presumir). Imagina que a palavra seja escrita água, velocidade (水速). É muita presunção() achar que você pode medir() quanta água() passa num córrego() violento.

Neste exemplo, o estudante não só associou as leituras dos kanjis 推測 com 水速 como também aprendeu uma palavra nova.

É importante lembrar que a mnemônica é um acessório à repetição e não a substitui. Outro método para garantir que haverá repetição é usar um SRS, o que eu recomendo é o Anki.

Então, você quer adquirir vocabulário da maneira mais rápida possível?

  1. Ouça, copiosamente, obsessivamente, musica é coisa do passado, áudio com conteúdo significativo é a única coisa que ouvirá em MP3.
  2. Associe, não só as palavras com o significado real mas também com alguma coisa que já faça parte de você.
  3. Repita, por que não adianta nada saber se você esquecer depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário