quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Como aprender uma língua de uma maneira fácil, rápida, natural, eficiente e divertida.

Ouça.

(...)

Ta, não vou acabar o post em uma palavra. Mas não tem como fugir, ouvir a língua que você quer aprender é a maneira mais fácil, rápida, natural, eficiente e divertida de aprendê-la.

Agora, o que ouvir pode ser um problema. Por exemplo, se você esta lendo esse blog você provavelmente quer aprender japonês. Se você não sabe uma palavra, eu vou recomendar 1000 horas da radio de noticias da NHK? Não! Por que? Porque a aquisição de uma língua acontece quando você interpreta mensagens significativas. Se você não entende uma palavra do que o repórter está dizendo, você não adquirir bulhufas.

Então, onde você pode achar uma mensagem significativa? Fácil, pega um dorama, anime, historinha de criança ou alguma coisa do gênero.

Faz assim:

  1. Vai lá e assiste sua mídia (episodio de Naruto, Bleach, Densha otoko, Momotaro, etc...), se você não entende nada, com legendas mesmo.
  2. Agora pega o audio desse negocio que você assistiu, extrai, e ouve como se você estivesse ouvindo musica, diversas vezes.

Quando você vai ouvir isso? Sempre que você tiver tempo livre. Se você esta ouvindo musica agora, podia estar ouvindo algum áudio e estar aprendendo alguma coisa agora mesmo. Não precisa exatamente prestar atenção no que eles estão falando. Você já conhece o contexto. É só ficar ouvindo do mesmo jeito você ouve musica que você acaba aprendendo alguma coisa.

Tenho certeza que depois de ouvir algumas vezes o mesmo audio, você vai entender muito melhor do que entendeu pela primeira vez e vai ter aprendido um montão de coisas.

Um comentário:

  1. Curti Muito Esse Post ^^

    Mas queria saber porque isso acontece ?
    porque depois de assistirmos com legendas
    e depois varias vezes sem legendas conseguimos aprender alguma coisa ?

    ResponderExcluir