sábado, 16 de outubro de 2010

FAQ Anki

1.O que o anki
3.Baixei o anki, e agora?
4.Tem aqui fácil, médio e difícil, qual eu marco?
5. Mas eu me distraí, não quero marcar falha...
6. Posso colocar uma frase em japonês no campo de pergunta?
7. Fiquei um mês em coma e não revisei meu anki, agora tenho 3000 cartas para revisar.
8. Quanto tempo eu devo ficar no anki?
9. O Anki da o tempo e quantas eu revisei por dia, quanto tempo por carta é o ideal?
10. Como eu faço para ficar mais fácil decorar?
11. Onde eu acho coisas para adicionar?
12. Com que frequência eu devo revisar o anki?
13. Tenho mais perguntas.

1.O que o anki
O Anki é um programa de repetição espaçada de flashcards (Spaced repetition system, SRS). Nele você pode criar cards de coisas que você quer lembrar para decorar usando esse sistema. Por exemplo:

Frente da carta: Qual é a capital do Peru?
Verso da carta: Lima

A carta te pergunta a capital do Peru, se você lembrar que é Lima, você clica o OK lá e ele agenda para te perguntar de novo em um espaço de tempo maior do que ele esperou para te perguntar dessa vez. Se você errar ele zera o tempo e te pergunta no tempo mínimo da próxima vez. O que você ganha com isso?
Essas coisas que você põe na carta passam da memória de curto prazo para a memória de longo prazo e, portanto, você decora. É extremamente eficiente para aprender linguas.

2.Onde baixar o anki? Aqui

3.Baixei o anki, e agora?
Agora eu recomendo que você crie o seu próprio deck, com as palavras novas que você aprender todo dia. Se você não tiver paciência para criar cartas clica em Download e baixa um Shared Deck.

4.Tem aqui fácil, médio e difícil, qual eu marco?
Se você demorou menos de 5 segundos para clicar "mostrar resposta" marca "muito fácil", menos de 10 "fácil", passou de vinte "outra vez".

5. Mas eu me distraí, não quero marcar falha...
Se você se distraiu é porque a carta não era fácil o suficiente para você olhar e lembrar de cara. Marca "outra vez" sempre que você passar de 20 segundos para clicar "mostrar resposta" .

6. Posso colocar uma frase em japonês no campo de pergunta?
Olha, muita gente vai me criticar por isso mas... não. A não ser que você coloque ela em romaji. Frases tomam muito tempo e o segredo do Anki é controlar o tempo. Se você é iniciante ler em japonês original toma muito tempo, pode ser que você aguente umas semanas assim, mas não dura 2 meses com frases em japa original.

7. Fiquei um mês em coma e não revisei meu anki, agora tenho 3000 cartas para revisar.
Ctrl + shit + S = suspend. Suspenda as cartas e vá dessuspendendo algumas por dia até acabar. Cartas que você já viu antes são muito mais fáceis do que as novas. . Tente não adicionar cartas novas até colocar o seu deck em dia. Se você perder a paciência vai lá e revisa tudo de uma vez.

8. Quanto tempo eu devo ficar no anki?
O tempo que for necessário para você cumprir todos os seus objetivos. Eu fico entre 15~50 minutos por dia dependendo de quanto eu decido adicionar, se eu revisei tudo que tinha no dia anterior etc... 50 minutos geralmente da para revisar umas 430 cartas.

9. O Anki da o tempo e quantas eu revisei por dia, quanto tempo por carta é o ideal?
Mais de 10 segundos significa que tem alguma coisa errada. Suas cartas estão muito difíceis ou você ta se distraindo muito fácil. Obs. Quando você adiciona cartas novas você perde mais tempo, então tenha certeza de verificar esse tempo só para as cartas velhas.

10. Como eu faço para ficar mais fácil decorar?
Usa mnemônica, faz cartas pequenas e divide a informação. Por exemplo, ao invéz de fazer uma carta perguntando todas as leituras de um kanji, faça uma carta para cada leitura e uma para o significado isolado do kanji.

11. Onde eu acho coisas para adicionar?
O que eu faço é deixar o áudio de alguma coisa que eu já assisti e deixo o anki aberto. Se eu ouço alguma palavra que eu não sei eu procuro no dicionário e adiciono no anki. Já assisti coisas parando toda vez que eu ouvia alguma coisa que valia a pena adicionar mas gosto mais de deixar o som no fundo.
Websites, livros e manga também são fontes legais. Mas para principiante adicionar o que você entende ouvindo é a melhor solução.

12. Com que frequência eu devo revisar o anki?
De preferência todo dia de manha logo depois de acordar. É o horário que funciona melhor para mim.

13. Tenho mais perguntas.
Comenta que eu respondo nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário