segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Digitação de carácteres em japonês no linux com o Ibus-Anthy


Olá povo, tive que instalar uma distro do linux (ubuntu) para fazer uns trabalhos. Quando fui ler uns sites de japonês, foi de boa, ele mostrava todos os caracteres japoneses corretamente. Depois baixei um dicionário bom, mas que precisava de se digitar em kana para pesquisar, aí que notei o problema, como usar o IME do Linux?
Para que vocês não tenham o trabalho que eu tive para pesquisar, este tópico tentará explicar como instalar o Ibus (Inteligent Input Bus).
O nome Anthy é a engine que o Ibus usa para dar entrada em japonês, existem outras como Ibus-Hangul (Coreano) e Ibus-unike (Viatnamita), aqui nos focaremos só no Ibus-Anthy.
Como instalar coisas para o Linux pode ser uma dor de cabeça, pois existem distros e distros, tentarei mostrar dicas de como o instalar para as distros mais atuais.
  1. Para começar, verifique se seu computador tem instalado todos os pacotes relacionados a língua japonesa, no meu apesar de mostrar a escrita normalmente, não estavam instalados todos os pacotes relacionados. Geralmente esta opção de instalação estará em alguma parte do tipo “Sistema → Suporte à Idiomas”;
  2. Após isto, reinicie o computador, entre no terminal e digite “ibus-setup”, se surgir uma nova tela parecida com as figuras lá embaixo, o Ibus está instalado, pule para os passos de configuração;
  3. Caso contrário, clique aqui, dê um Ctrl+F e pesquise pelo nome da distro que está usando. Este site mostra uns métodos bem simples de instalação do Ibus para alguns distros. Se a que você usa não estiver listada, recomendo que busque ajuda para instalar no fórum dos desenvolvedores dela, simplesmente jogando no google “nome + forum”, pois instalar um pacote “na unha” as vezes pode ser trabalhoso ou problemático. De qualquer maneira, para os aventureiros aqui está o link da página oficial do Ibus, onde pode se baixar o pacote.
  4. Repita o passo 2, se não teve sucesso, experimente a dica dada no final da 3, caso contrário, vamos em frente.

Agora que o Ibus está instalado, vamos configurá-lo:
  1. Temos que habilitar o Ibus para iniciar logo ao boot, para isto, vá até onde são incluídos os programas iniciados junto com o sistema operacional e adicione o comando “/usr/bin/ibus-daemon”;
  2. Vá na segunda aba do Ibus, selecione o Anthy da lista e o adicione.
  3. Reinicie o computador, ao ligá-lo você deve notar uma cardeneta azul transparente flutuando pelo seu desktop. Experimente abrir algum editor de texto como o gedit e presssione Ctrl+Espaço.
  4. Se esta se esticar e uma estrelinha com algum nome do lado, parabéns, você concluiu a instalação, pressione alt+shift até que surja o nome “Anthy”, depois é só digitar exatamente como o IME do Windows. Senão, final do passo 3 lá em cima.

Lista de alguns atalhos padrões, eles podem ser modificados na primeira aba de configuração do programa:
  • Alt + Shift : Mudança de Engine de entrada;
  • Ctrl + Espaço: Ativa/Desativa o Ibus;
A mudança de Hiragana/Katakana não tem atalho por padrão, mas quando você ativar o Ibus-Anthy, você pode clicar na caixinha com um I, ir em atalhos e mudar o hiragana/katakana mode para o que desejar, eu gosto de ctrl + tab / alt + tab.
Bem acho que isto é tudo, qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários, até mais.

2 comentários: