quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Língua se aprende ouvindo e não falando

Bom, eu participo de um Chat de estudo da língua japonesa. Já vi lá diversas vezes o pessoal falar coisas erradas, muito erradas. Mas qual é o problema disso?

O problema é que eles tentam falar coisas que não entendem, acabam “inventando” uma língua nova e no final fixam isso como certo.

Quando você está aprendendo uma língua você tem que tomar muito cuidado para não “inventar” a língua, língua é algo que você imita, se você inventar novas maneiras de passar a mensagem pode ser que as pessoas não te entendam, é assim que surgem os padrões de linguagem estranhos que muitas vezes as pessoas que não falam a língua como nativos falam. Se você quer ver um exemplo disso vá falar inglês com um chinês que não fala muito bem.

Eu gostava muito de falar japonês quando eu comecei a aprender, mas eu falava com um senhor do Japão pela Internet e procurava ajudar ele com inglês. Nesse contexto não tem tanto perigo de inventar a língua justamente porque nós estávamos lá para ajudar um ao outro. Mas se você está numa situação onde você sabe que não vão te corrigir, não fale coisas que podem causar mal a você mesmo.

Quero deixar esse ponto claro: Falar errado faz mal.

Mais do que uma habilidade lógica, a língua é uma habilidade motora, você acaba fixando os padrões que você mais ouve e usa. Isso é bom, assim você não precisa processar de maneira lógica tudo que você recebe fazer um esforço enorme para falar. Infelizmente, os que você mais fala predominam sobre os que você mais ouve, então, falar sem estar acostumado pode te prejudicar.

Eu já falei isso no meu post sobre conjugação de verbos, conjugar verbos deve ser alguma coisa automática e não forçada. Da mesma maneira, quando você acaba de aprender uma palavra e a ouve, você faz esforço para lembrar o significado, depois de um tempo isso some e você simplesmente entende.

De qualquer maneira, o esforço que você faz para falar uma frase é um indicador para saber se você deveria estar falando aqui ou não. Se você tiver que pensar muito para falar, você não se familiarizou como aquele padrão e, se você já tem alguma vivência com a língua e não se acostumou ainda, provavelmente não é alguma coisa que você deveria estar falando.

Então, qual é o meu conselho? Se você não sabe, não fale. Quando você vai começar a falar à língua que você está aprendendo então? Quando você se sentir confortável com ela, se não for assim você vai acabar “inventando” a língua e se prejudicando pelo resto da vida.

2 comentários: